Travessa Fidele Érgilis Sana - Gildo, 41, Encantado, RS
(51) 3751-2255 •

METODOLOGIA DESENVOLVIDA PELA UNIVATES PARA ATUALIZAÇÃO DO PED PAUTA PRIMEIRO ENCONTRO REGIONAL

  27 de julho de 2022

Vale do Taquari - Nesta quarta-feira, dia 27, a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), realizaram uma Plenária Regional de Abertura com cerca de 30 lideranças regionais para dar continuidade à segunda etapa do processo de atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional (PED) 2015-2030.

No encontro, que ocorreu em formato virtual, os consultores Tiago Guerra e Roberto Wickert apresentaram a metodologia, o cronograma de atualização e, ainda, explicaram aos participantes como funcionará o preenchimento do relatório da situação atual e dos resultados alcançados pelos projetos definidos no PED 2015-2030, sendo que para a finalização dessa etapa ainda ocorrerão entrevistas com lideranças, preenchimento de avaliação dos projetos e análise de dados.

"Trabalhamos juntos na elaboração do PED 2015-2030 e ter a oportunidade de revisitar o nosso planejamento é importante. É o momento de avaliar o que foi realizado ou não e avançar. A participação de cada ator de desenvolvimento local é fundamental. O olhar coletivo e participativo será o que de fato permitirá que a gente avance", afirma Guerra.

Os debates do PED, conforme definido pelo Fórum dos Coredes junto ao Governo do Estado, poderão ser em formato híbrido, mesclando encontros virtuais e presenciais e, ao final da quarta etapa, o Plano deverá ser apresentado para a comunidade regional. A atualização para o modelo 2022-2030 deve ser concluída até dezembro de 2022. Em todas as etapas, os atores de desenvolvimento locais serão convidados para os debates.

A vice-presidente do Codevat, Cintia Agostini, destaca que um dos principais objetivos do Conselho de Desenvolvimento é promover o debate sobre o planejamento da região. "No PED elaborado em 2015 produzimos um documento robusto, com uma análise qualificada, com visão, missão e princípios que são norteadores do que a gente faz. Nosso grande desafio agora é olhar para aquilo que definimos em 2015, que eram projetos estratégicos, e avaliar se houve avanço, se fechamos ciclos, ou se ainda precisamos dar início", argumenta.

O presidente do Conselho, Luciano Moresco, enfatiza a importância da atualização do documento. "Queremos produzir algo que sirva muito ao propósito e dê sequência ao trabalho espetacular que já foi feito em 2015. Teremos a oportunidade de olhar e incluir temas que antes não estavam tão em pauta na região e que hoje têm uma nova perspectiva e importância para o Vale", diz.

A atualização do PED é necessária para que ele possa ser um instrumento efetivo na orientação, tanto para as ações do poder público, como para a iniciativa privada e do terceiro setor, com o objetivo de alavancar o Desenvolvimento Regional Sustentável.

O PED 2015-2030 do Vale do Taquari tem 86 projetos elencados e a sua atualização envolve cinco etapas: a elaboração de um Plano de Trabalho aprofundado; a Apresentação do Relatório da Situação Atual e dos Resultados Alcançados; a Elaboração do Diagnóstico e Relatório de Avaliação atualizados; a Apresentação de Propostas atualizadas e Modelo de Gestão do Plano para o período 2022-2030; e Apresentação do Plano Estratégico Consolidado.

Conheça os consultores

Tiago Guerra - Engenheiro de Produção, mestre em Sistemas e Processos Industriais com ênfase em planejamento estratégico regional, especialista em finanças, sócio-fundador da TG Engenharia Empresarial e da Colmeia, onde atua como consultor. Trabalhou como consultor técnico do planejamento estratégico regional do Vale em 2015 e possui mais de 10 anos de experiência em implantação de políticas públicas e desenvolvimento de metodologias para o Sebrae/RS.

Roberto Wickert - Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas, pela Universidade Federal de Santa Maria. Com mais de 20 anos de vivência em gestão de inovação e marketing, atualmente atua como consultor independente e Head de Marketing, Desenvolvimento de Produto e E-commerce na Termolar S.A.

Convite
Ao final do encontro, o secretário do Codevat, Lucas Schneiders, convidou os participantes a prestigiarem o Lançamento da Consulta Popular de 2022 do Vale do Taquari, que ocorre na próxima segunda-feira, 1º de agosto, às 9h30min, no Centro Empresarial ACI-E, Sala 203, em Encantado.