Travessa Fidele Érgilis Sana - Gildo, 41, Encantado, RS
(51) 3751-2255 •

CODEVAT REALIZA REUNIÃO COM RGE PARA AVALIAR INVESTIMENTOS E AÇÕES NO MEIO RURAL

  05 de agosto de 2021

O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) promoveu na tarde da quarta-feira, dia 4, uma reunião on-line com o representante da RGE, Umberto Ossig Santana. Na pauta estiveram os investimentos e as ações para melhorar a qualidade e o fornecimento da energia no meio rural.

Com a preocupação constante, após os temporais que resultaram em queda de árvores e os recorrentes problemas nas redes elétricas do interior, o Codevat está construindo um importante caminho de diálogo e entendimento com a RGE, buscando atender as necessidades do Vale do Taquari, principalmente, no interior dos municípios que ficaram diversos dias sem energia elétrica após as intempéries.

O presidente do Codevat, Luciano Moresco, lembrou que a conversa entre a entidade e a concessionária tem construído uma relação diferente. “Mudamos o conceito. Antes era um lado reclamando e o outro não conseguia se dedicar da forma necessária. Agora, com essa proximidade e diálogo, a RGE entende a nossa necessidade e as demandas do Vale do Taquari e, assim, podemos avançar bastante”, destacou.

O representante da RGE agradeceu a oportunidade e o auxílio da região para que ações e investimentos sejam realizados no Vale. “As entidades como o Codevat e a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) têm ajudado muito para que as coisas andem”, disse.

Entre as ações que a empresa está realizando, Santana falou sobre o contato com os prefeitos para a realização das podas de árvores nos municípios. “O principal agressor das redes elétricas é a vegetação. Falamos com os prefeitos da região e solicitamos uma parceria com máquinas, pessoal, comunidades, para iniciar uma limpeza da faixa de domínio. O trabalho já teve início há umas três semanas”, afirmou, destacando que a RGE tem trazido profissionais de outras regiões para auxiliar nos trabalhos, além de fazer manutenção, obras e investimentos no Vale.

A presidente da ACI-E, Maria Cristina Castoldi, que iniciou esse trabalho de aproximação junto à RGE por meio de um projeto para a melhoria do fornecimento de energia em comunidades de Encantado, lembrou o início da parceria. “Quando começamos, a ideia era identificar problemas e a RGE apresentar um cronograma de ações com o objetivo de resolvê-los. A gente juntou forças com as demais entidades - CIC-VT, Federasul, Codevat - e essa troca de ideias foi reunindo alternativas para passar da melhor forma as nossas demandas”, salientou. “Já conseguimos diversos avanços. Essa iniciativa está sendo benéfica para administrações, consumidores e toda a região do Vale do Taquari”.

Além das podas no meio rural, Umberto Ossig Santana falou do programa de arborização da RGE, que já retirou 60 árvores inadequadas e plantou 200. E comentou que na região 60% dos postes já são de concreto e que os de madeira estão sendo trocados conforme a necessidade e, de acordo com a capacidade técnica apresentada.

Além dos presidentes do Codevat e da ACI-E, participaram da reunião integrantes do Codevat Agro e Saúde que também apresentaram ao representante da RGE demandas do setor rural, que aguardam verificação.